Thumb

Qual a fonte ideal para uma apresentação impactante de slides?

Muitas pessoas escolhem fontes diferentes para dar um toque especial em suas apresentações, mas esquecem ou não sabem que as fontes podem não apresentar a mesma aparência no computador de quem está visualizando a apresentação, caso o destinatário não tenha as mesmas fontes instaladas em seu computador.


Agora, o que poucos sabem é que o PowerPoint permite anexar fontes na apresentação, garantindo que o destinatário consiga visualizar, tal e qual foram criados os slides, sem a necessidade de ter as fontes instaladas. Inclusive já ensinamos aqui no blog como incorporar as fontes utilizadas no arquivo da sua apresentação.


Existem algumas exigências para que você consiga anexar as fontes usadas nas apresentações: elas precisam ser instaláveis, e do tipo TrueType. Conheça um pouco mais abaixo sobre os tipos de licenças disponíveis, e formatos de fontes:


Restrições de licença

As fontes escolhidas não podem ter restrições de licença de uso, precisam ser “instaláveis”. Abaixo, conheça os tipos de licenças de fontes mais comuns no mercado:


  • Imprimir / Visualizar: Não é possível editar a apresentação com fontes com restrições aos modos de exibição Imprimir ou Visualizar.
  • Editáveis: Fontes licenciadas como editáveis, ficam temporariamente disponíveis para uso em outras apresentações e programas enquanto a apresentação que as contém estiver aberta. 
  • Instaláveis: Fontes que podem ser instaladas permanentemente para uso em outras apresentações e programas são licenciadas como instaláveis


Fontes do tipo TrueType


As fontes do tipo TrueType são legíveis em todos os tamanhos e podem ser enviadas para qualquer impressora ou outro dispositivo de saída compatível com o Windows. Essas fontes são indicadas quando você precisa apenas de uma fonte que seja leve, imprima bem e tenha uma boa qualidade em monitores.


Você pode usar qualquer fonte TrueType que esteja inclusa no Microsoft Windows. E também usar outras fontes TrueType que poderão ser inseridas se não tiverem restrições de licença. 


Caso a fonte que você queira colocar seja não editável ou não instalável você receberá uma mensagem informando que essa fonte não pode ser usada devido a restrições de licença.


Para verificar as propriedades de inserção de suas fontes instale a extensão do shell de propriedades de fontes. Ficou com dúvidas? Faça uma visita ao site da Microsoft e obtenha mais informações sobre a extensão do shell de propriedades de fontes. 


Fontes do tipo OpenType


Fontes OpenType são baseadas em fontes do tipo TrueType, porém possui conjunto básico de caracteres maior. Como letras maiúsculas pequenas, numerais em estilo antigo e formas mais detalhadas, como glifos e ligaturas. As fontes OpenType também são nítidas e legíveis em todos os tamanhos.


Também podem ser enviadas a qualquer impressora ou outro dispositivo de saída compatível com o Windows. As fontes OpenType devem ser usadas quando a apresentação requeira uma tipografia mais detalhada.


Fontes do tipo PostScript


As fontes PostScript são detalhadas e harmoniosas e são usadas para impressão de alta qualidade de livros, revistas ou para impressão comercial. Agora, acho que ficou bem claro quais as diferenças entre os diversos tipos e formatos de fontes.


Ainda está em dúvida e sabe que para fazer uma apresentação de alto impacto é preciso saber muito mais do que saber escolher a fonte certa? Então, conheça quem tem experiência comprovada em criar apresentações de slides impactantes e que está a um clique de você, a PPT GO! Aqui, a gente vai te ajudar através de 3 serviços:



GO UP: o banco de templates da PPT GO. São milhares de slides, postes e stories, pré formatados, 100% editáveis, pra você experimentar o poder do design em suas apresentações. Rápido, simples, e com a melhor relação custo benefício do mercado.


GO SUPER: o serviço de apresentações customizadas, exclusivamente online, da PPT GO. Você manda seus rascunhos e nossos designers fazem a mágica, pra você se apresentar com muito mais impacto, e impressionar sua audiência.


GO AGENCY: a sua agência de apresentações. Com serviço e atendimento customizado, vamos além do PowerPoint, pra entregar uma solução completa através da nossa metodologia 6D. Do Storytelling à preparação do apresentador, com nossos serviços, você vai dar um show.



Já conhece nosso banco de templates em PowerPoint?

São milhares de slides, posts e stories prontos para você editar e impressionar sua audiência!

Vamos conversar?

Ou se preferir, deixe sua mensagem que entramos em contato com você!