Thumb

Vão os roteiros dominar o mundo?

Que os vídeos já dominaram o mundo todos nós sabemos, o que poucos falam é o quanto os roteiros fazem parte disso e são essenciais para o sucesso. Por isso, ao ver um filme incrível se pergunte sobre o roteiro, questione o processo criativo e as técnicas utilizadas.


Podemos afirmar que os roteiros já dominaram o mundo faz algum tempo, e devido a quantidade de vídeos produzidos todos os dias eles ganharam ainda mais força. É preciso desenvolver roteiros diferentes, usando técnicas diferentes para estruturar boas histórias e engajar a sua audiência.


Quando analisamos grandes roteiristas de filme percebemos que cada um acaba seguindo uma técnica muito própria de trabalho, que muitas vezes conversa bem com a do diretor. É o caso por exemplo dos filmes do Tarantino, quem seguem sempre uma linguagem muito peculiar.  


Pois é, isso tem toda ligação com o roteiro, que acaba seguindo uma mesma técnica e linguagem. Mas, a realidade é que o mundo precisa de roteiros e técnicas diferentes, é por isso que as séries estão ganhando cada vez mais espaço e entretendo muito mais o público.


Esse motivo se dá porque uma série muitas vezes consegue usar diversas técnicas, dando espaço para mudanças no meio do caminho e esperando um pouco a reação do público.


Para o roteiro ser bom, é preciso criar uma história que seja próxima da vida real, quando os roteiristas tentam manter suas histórias muito “universais” elas acabam por se distanciar da verdade e o resultado acaba não sendo positivo.


Portando, para dominar esse mercado é preciso estudar as técnicas utilizadas e adaptar elas ao seu processo criativo, não fique preso em uma forma certa de fazer e deixe o seu criativo seguir um fluxo intuitivo e verdadeiro.


Se você quiser aprender mais sobre técnicas de roteiro, e saber um pouco sobre como adaptar elas a sua história, leia os livros abaixo:

Quando o assunto é planejamento para o seu roteiro, nós recomendamos “O guia completo do Storytelling”, um livro com dicas incríveis pra você se planejar e contar melhor as suas histórias.

E se precisar de inspiração, o livro “Pixar Storytelling” vai te proporcionar ótimas ideias e inspirações baseadas nos filmes da Pixar para um storytelling perfeito.

Por fim, não se importe com as quedas e rejeições que aconteceram durante este caminho, um dos motivos pelo qual os roteiristas são tímidos é que tendem sempre a suspeitar muito dos processos utilizados. Não tem nada diferente do que acontece com romancistas, compositores ou pintores, por isso, escreva e rescreva, mas não desista!

 


Já conhece nosso banco de templates em PowerPoint?

São milhares de slides, posts e stories prontos para você editar e impressionar sua audiência!

Vamos conversar?

Ou se preferir, deixe sua mensagem que entramos em contato com você!