Thumb

Sua história em menos de 140 caracteres

Se você acha que contar histórias é escrever páginas e mais páginas está muito enganado, tem muita gente contando história em apenas 140 caracteres.


O twitter é uma rede social que nasceu com o intuito de fazer as pessoas contarem o seu dia a dia em tempo real. Em um primeiro momento as pessoas não acreditaram que poderia dar certo, mas a plataforma foi tomando uma proporção gigantesca e hoje é um veículo onde muitos jornalistas e artistas dão voz aos seus pensamentos e questionamentos.


A rede se tornou muito potente devido a sua interatividade, especialmente pelo uso massivo das hashtags que em dias de Super Bowl, finais de X Factor, The Voice, Masterchef, entre outros, permitem que os assuntos do momento apareçam nos trending topics.


Mas como contar uma boa história em tão pouco espaço, dentro e fora do Twitter?

É preciso entender o perfil do seu público, e evitar das voltas para falar de um único assunto. Por isso, o caminho é desenvolver uma história criativa, simples e direta.


Separamos a algumas dicas para você entrar para esse mundo e conseguir contar sua história em pouco espaço:

 

1-   Aposte no Humor

Capte um assunto do momento, e se aproprie deste humor, aplicando a sua realidade, escrevendo de forma inteligente e politicamente correta. Dependendo da história, a possibilidade de viralização é bem alta e de engajamento também. O humor é uma das grandes apostas para conquistar o seu público no Twitter.

 

2-   Esteja atendo as notícias

Sei que vivemos em um mundo hiperconectado, mas é preciso saber o que está circulando nas redes, afinal, um meme bem colocado pode gerar grande engajamento. Fique ligado nos assuntos que estão sendo abordados, dessa forma você pode criar uma narrativa apoiada em algo já viralizado e se for bem aceito tem tudo para obter muitos retweets e curtidas.

 

3-   Use e abuse dos Gifs

Escolha imagens ou gifs que tenham a mesma linguagem da sua narrativa para agregar, completando a sua informação que muitas vezes não cabe em 140 caracteres.

 

4-   Não esqueça as #HASHTAGS

As hastags tem o objetivo de alcançar mais pessoas, além do seu conteúdo ter grandes chances de ser encontrado através do recurso de procura do Twitter. Outro fator importante é que a plataforma indicará mensagens com estas hashtags para qualquer usuário que procurar.


5-   Escreva em menos de 140 caracteres

As pessoas que gostarem dos conteúdos que você divulgou, vão querer replicar para seus seguidores, porém ao ser replicada o twitter dá a oportunidade de você adicionar uma mensagem junto, por isso se você escrever em 100 caracteres por exemplo dará espaço para inserir mais informações.


6-   Vá direto ao ponto

Ao escrever seja direto e claro nas suas informações, não fique “enrolando” e tentando detalhar porque o público da plataforma não quer isso. Eles querem que você seja direto e objetivo, sei que muitas vezes não será fácil, mas com bastante treino você vai conseguir!


7-   Seja original

Sei que nada é completamente original e que isso pode gerar um debate filosófico, mas ao escrever deixe sempre um toque especial nas mensagens. Um jeito único seu de falar e se expressar pode chamar muita atenção e gerar impacto positivo.


8-   Poste conteúdos relevantes

Não publique por publicar, principalmente se você está utilizando o twitter profissionalmente. É importante manter uma regularidade, mas deixe perder qualidade, por isso, estude e escreva textos relevantes para o seu público.


Bora praticar? Com todas essas dicas você vai conseguir engajar seus seguidores e 140 caracteres não serão um empecilho!

 

Já conhece nosso banco de templates em PowerPoint?

São milhares de slides, posts e stories prontos para você editar e impressionar sua audiência!

Vamos conversar?

Ou se preferir, deixe sua mensagem que entramos em contato com você!