Técnicas de coaching

Publicado: 20/05/2017

TÉCNICAS DE COACHING



Nunca foi simples liderar pessoas. É preciso mais que talento e sim a utilização de técnicas capazes de influenciar e até mudar comportamentos. A área de RH vem tendo dificuldades em encontrar profissionais com esse perfil, sem cair na cilada do autoritarismo.



O coaching identifica e desenvolve as características de cada um para o melhor desempenho da liderança real. São avaliados o perfil de cada pessoa, como o seus valores e o comportamento, sobretudo diante das diretrizes da empresa.



Por que treinar?



Todo funcionário, inclusive o gestor, precisa de treinamentos constantes para aprimorar sua capacitação. O mercado não está estagnado e é preciso estar ao lado das novidades. Os treinamentos também podem proporcionar novas habilidades e até novos comportamentos.



Com um bom treinamento de coaching, os líderes podem apresentar resultados quase imediatos, fortalecendo as bases da empresa e incentivando seus gerenciados a novos pensamentos e ações.



Mas nem sempre as empresas têm essa visão e só pensam nos custos de se investir em treinamentos, omitindo o retorno muito maior que ele pode proporcionar. Os funcionários também acabam se acomodando as suas tarefas cotidianas, sem sentir necessidade imediata de se informar mais.



Com esse entendimento, os negócios podem ficar parados no tempo, assim como todos os seus colaboradores. Só consegue avançar no mercado quem tem uma visão a frente, capaz de visualizar o futuro e estar a frente dele.



Como se desenvolve o treinamento do coaching



Comportamentos viciados e baseados em crenças paralisam o processo de desenvolvimento de um líder. Um gerenciador que não consegue delegar funções e responsabilidades, em geral acredita que as pessoas sejam incapazes de aprender a tarefa, optando simplesmente por fazer sozinho algo que poderia ser direcionado a outra pessoa, o acaba acumulando funções.



É preciso usar o modelo cognitivo para identificar esse tipo de crença e substituí-la por conceitos que aprimorem a visão do mundo e do outro que trabalha ao seu lado, assim também como uma observação real sobre si mesmo. Assim se consegue obter uma liderança que dê aos seus liderados, espaço para a proatividade, a cooperação e maior autonomia e responsabilidade sobre seus atos.



Mas, em geral, os empreendedores e gestores sabem o que deve ser feito, só apresentam dificuldades em colocar em prática da forma correta. O treinamento do coaching é baseado na mudança da forma de pensar, que permite uma ação rápida e eficaz na resolução de problemas, independente de sua dimensão.



Podemos listar as seguintes competências trabalhadas no treinamento de coaching para líderes e empreendedores:



- Ter autoconfiança;


- Conseguir resolver conflitos;


- Ser assertivo;


- Saber delegar;


- Gerenciar dificuldades;


- Formar parcerias;


- Se preparar para mudanças;


- Aprender a usar a agressividade apenas como combustível para superar dificuldades;


- Saber comunicar;


- Diminuir ou aniquilar o estresse entre a equipe.




Ao fim do aprendizado de coaching, o líder consegue expandir sua visão do mundo e entender melhor o comportamento humano e por isso, lidar melhor com ele. Dessa forma, é capaz de motivar sua equipe e melhorar sua performance, corrigir comportamentos improdutivos, superar obstáculos e consequentemente construir uma carreira de sucesso.



O

PPT GO

é uma plataforma para criação de design e redação de apresentações de alto impacto, ferramenta fundamental no treinamento de equipes, aumentando significativamente sua produtividade. Carreiras de sucesso se formam com foco e conhecimento, não perca essa oportunidade faça seu cadastro e

envie

agora mesmo seu briefing.

Precisando de ajuda?

Nos envie uma mensagem. Responderemos em até 24h.