Thumb

5 erros que podem arruinar a sua Apresentação

Ao fazer uma apresentação há alguns fatores que tendem a torná-la não apenas interessante ao público, como eficiente ao alcance dos seus objetivos - no caso, relacionado aos resultados que deseja obter a partir da apresentação realizada.  


Esses fatores, ao contrário do que as pessoas imaginam, não estão relacionados apenas a escolha do conteúdo a ser apresentado, e sim ao conjunto da obra. Ou seja, a construção inteira da apresentação, envolvendo o design dos slides e até mesmo o seu roteiro, afinal de contas não adianta ter um design incrível se seu roteiro torna a história entediante e não rende engajamento com o seu público.  


A verdade é que para desenvolver apresentações profissionais é preciso contar com um planejamento eficiente, ao invés de simplesmente abrir o PowerPoint - ou outro programa para criação de slides - e encher os slides de texto. É preciso ter cuidado com os erros comuns e assim, pode tornar sua apresentação única.  


Evite os erros que podem arruinar a apresentação, e se não tem ideia de quais são, confira abaixo alguns dos principais - relacionados a roteiro, design e outro.  


 


# 1 - Não construir um roteiro que entretém ou engaje  

Não considerar a opção de envolver a plateia com o que compartilha durante as suas apresentações, é sem dúvidas um dos maiores erros a serem cometidos. A falta de um roteiro é capaz de gerar esse erro, por isso antes mesmo de iniciar a produção dos slides, deve identificar uma forma coerente de compartilhar seus conteúdos, dando um ritmo para a apresentação capaz de “engajar” as pessoas. 

 

# 2 - Faça o seu roteiro conforme o nível de interesse da sua plateia  

Não adianta determinar um roteiro complexo, se o nível da sua plateia é o mais simples possível. O engajamento é crucial para a determinação do sucesso das apresentações e quando a forma como compartilha o conteúdo não condiz com o interesse das pessoas, provavelmente não terá a devida atenção e aos poucos a sua apresentação se torna “raza”, desestimulante e obviamente, um fracasso.  

 

# 3 - Ser muito técnico tanto nos slides, como na abordagem da história 

Realmente não existe nada mais entediante do que tornar a apresentação 100% técnica. O sucesso da apresentação depende do quanto sua platéia participa e é por isso que o ideal é deixar o lado técnico e investir no despojamento. Faça seu slide servir não apenas para informar, mas para prender a atenção das pessoas, atribuindo valor ao assunto e principalmente permitir que interagem com você.  

 

# 4 - Montar slides compostos por textos longos e que não possuem nexo 

Quando você analisa apresentação de slides, com certeza há alguns fatores que o fazem fechar o arquivo e perder interesse no assunto. Entre esses fatores há a possibilidade de destacar o uso exagerado de textos longos e que inclusive, não se complementam entre um slide e os outros. Em uma apresentação as pessoas desejam ser surpreendidas, e não apenas ficar lendo textos ao longo dos slides.  

 

# 5 - Não promover a harmonia entre os elementos usados no slide 

Errar na diagramação também tende a arruinar a sua apresentação, pois de fato as pessoas podem dar atenção há algo que é pouco relevante ou então, podem se perder diante de tantas informações. Por isso, o ideal é que busque sempre a harmonia das cores, fontes e tamanhos de letras usadas, para que dessa forma, toda a diagramação seja mais um ponto a favor do engajamento de seu público.   


 


Esses erros precisam ser evitados no processo de desenvolvimento de todas as suas apresentações. Entenda que dar importância apenas ao assunto abordado é um erro, por isso considere ajuda da PPT GO para encontrar uma consistência tanto no roteiro de toda apresentação, como na criação de slides de qualidade. 


PRECISANDO DE AJUDA?


Mas, você sabe que não é da noite para o dia, nem de hoje para amanhã que as suas apresentações serão fantásticas. Caso você precise de urgência, te apresento a PPT GO, sua plataforma de apresentações de alto impacto!


Conte com quem tem experiência comprovada em criar apresentações de slides impactantes e que está a um clique de você, a PPT GO! Aqui, a gente possui uma série de serviços, que com certeza irão te ajudar a se apresentar melhor. Conheça um pouco mais:


GO UP: o banco de templates da PPT GO. São milhares de slides, postes e stories, pré formatados, 100% editáveis, pra você experimentar o poder do design em suas apresentações. Rápido, simples, e com a melhor relação custo benefício do mercado.


GO SUPER: o serviço de apresentações customizadas, exclusivamente online, da PPT GO. Você manda seus rascunhos e nossos designers fazem a mágica, pra você se apresentar com muito mais impacto, e impressionar sua audiência.


GO AGENCY: a sua agência de apresentações. Com serviço e atendimento customizado, vamos além do PowerPoint, pra entregar uma solução completa através da nossa metodologia 6D. Do Storytelling à preparação do apresentador, com nossos serviços, você vai dar um show.


Já conhece nosso banco de templates em PowerPoint?

São milhares de slides, posts e stories prontos para você editar e impressionar sua audiência!

Vamos conversar?

Ou se preferir, deixe sua mensagem que entramos em contato com você!