Os erros que podem arruinar a sua Apresentação

Publicado: 09/04/2018

Ao fazer uma apresentação há alguns fatores que tendem a torná-la não apenas interessante ao público, como eficiente ao alcance dos seus objetivos - no caso, relacionado aos resultados que deseja obter a partir da apresentação realizada.  


Esses fatores, ao contrário do que as pessoas imaginam, não estão relacionados apenas a escolha do conteúdo a ser apresentado, e sim ao conjunto da obra. Ou seja, a construção inteira da apresentação, envolvendo o design dos slides e até mesmo o seu roteiro, afinal de contas não adianta ter um design incrível se seu roteiro torna a história entediante e não rende engajamento com o seu público.  


A verdade é que para desenvolver apresentações profissionais é preciso contar com um planejamento eficiente, ao invés de simplesmente abrir o PowerPoint - ou outro programa para criação de slides - e encher os slides de texto. É preciso ter cuidado com os erros comuns e assim, pode tornar sua apresentação única.  


Evite os erros que podem arruinar a apresentação, e se não tem ideia de quais são, confira abaixo alguns dos principais - relacionados a roteiro, design e outro.  


 


# 1 - Não construir um roteiro que entretém ou engaje  

Não considerar a opção de envolver a plateia com o que compartilha durante as suas apresentações, é sem dúvidas um dos maiores erros a serem cometidos. A falta de um roteiro é capaz de gerar esse erro, por isso antes mesmo de iniciar a produção dos slides, deve identificar uma forma coerente de compartilhar seus conteúdos, dando um ritmo para a apresentação capaz de “engajar” as pessoas. 

 

# 2 - Faça o seu roteiro conforme o nível de interesse da sua plateia  

Não adianta determinar um roteiro complexo, se o nível da sua plateia é o mais simples possível. O engajamento é crucial para a determinação do sucesso das apresentações e quando a forma como compartilha o conteúdo não condiz com o interesse das pessoas, provavelmente não terá a devida atenção e aos poucos a sua apresentação se torna “raza”, desestimulante e obviamente, um fracasso.  

 

# 3 - Ser muito técnico tanto nos slides, como na abordagem da história 

Realmente não existe nada mais entediante do que tornar a apresentação 100% técnica. O sucesso da apresentação depende do quanto sua platéia participa e é por isso que o ideal é deixar o lado técnico e investir no despojamento. Faça seu slide servir não apenas para informar, mas para prender a atenção das pessoas, atribuindo valor ao assunto e principalmente permitir que interagem com você.  

 

# 4 - Montar slides compostos por textos longos e que não possuem nexo 

Quando você analisa apresentação de slides, com certeza há alguns fatores que o fazem fechar o arquivo e perder interesse no assunto. Entre esses fatores há a possibilidade de destacar o uso exagerado de textos longos e que inclusive, não se complementam entre um slide e os outros. Em uma apresentação as pessoas desejam ser surpreendidas, e não apenas ficar lendo textos ao longo dos slides.  

 

# 5 - Não promover a harmonia entre os elementos usados no slide 

Errar na diagramação também tende a arruinar a sua apresentação, pois de fato as pessoas podem dar atenção há algo que é pouco relevante ou então, podem se perder diante de tantas informações. Por isso, o ideal é que busque sempre a harmonia das cores, fontes e tamanhos de letras usadas, para que dessa forma, toda a diagramação seja mais um ponto a favor do engajamento de seu público.