Fuja do padrão, saiba como criar apresentações de alto impacto

Publicado: 02/10/2018

Seguir um padrão de apresentação sem dúvidas pode atribuir mais segurança e a certeza de que uma a cada dez pessoas, serão atingidas pelas mensagens que compartilha ao longo da mesma. Mas será que isso é suficiente para tornar suas apresentações memoráveis e capazes de engajar o público que você tem “interesse”?  


Com certeza a resposta para essa pergunta é não. Ao contrário do que as pessoas pensam, o padrão tende a ser muito chato e entediante, por isso que trabalhar na criação das apresentações de alto impacto não é apenas importante, como imprescindível para estimular resultados positivos , principalmente no caso das apresentações que tem objetivo de alcançar novos investidores para a empresa.  


Tecnicamente, o que torna uma apresentação capaz de gerar impacto positivo a partir da plateia é a consistência da mesma e isso é conquistado não apenas ao desenvolver slides profissionais dinâmicos, mas sim no processo de combinar o roteiro do slide com o que você fala, no caso, um é o complemento do outro.



Slides padrões conquistam nada mais nada menos do que um público limitado, o que a princípio tende a não ser interessante para pessoas que desejam causar um alto impacto nas suas apresentações , obtendo resultados eficientes. 


Diante disso, é preciso fugir dessa ideia de que o padrão atribui segurança e um índice de risco relativamente baixo. O ideal é que no processo de criação de sua apresentação, seja considerado a criação de uma identidade, que combine não apenas com a situação, mas principalmente com a imagem da sua empresa e os conteúdos abordados sobre ela. Só assim, será possível obter um bom impacto. 


Entenda que para criar as apresentações de alto impacto, é fundamental seguir uma relação de fatores, que exigem a combinação entre os slides desenvolvidos com o conteúdo que pretende abordar para o maior engajamento do público.

  

Alguns dos principais fatores a considerar para criar as boas apresentações:

  

# 1 - Faça com que o slide complemente seu ponto

Para uma apresentação de alto impacto é crucial criar slides consistentes e que complementam o seu ponto de vista compartilhado durante a apresentação. No caso, o ideal é que ambos estejam alinhados e possam seguir o princípio de ter informações consistentes para o público. Não exagere nas informações do slide, aplique apenas o necessário e se preciso, complete com suas palavras na apresentação.  


# 2 - Incorpore outros conteúdos, além de textos nos slides 

Se tem algo padrão na criação de slides, sem dúvidas é o uso de textos, seja em formato de frases impactantes ou em bullet points. Entenda que as pessoas são bombardeadas constantemente por slides deste tipo, por isso que deve evitar o exagero de textos. Torna o conteúdo abordado em seus slides o mais dinâmico possível, seja utilizando imagens, vídeos ou gráficos padrões - e até infográficos. 


# 3 - Conte histórias e compartilhe experiências

Uma apresentação de alto impacto é aquela capaz de gerar um engajamento do seu público, por isso é interessante criar um roteiro que seja consistente e faça o público participar da sua linha de pensamento. Para isso, é preciso considerar o uso de histórias e principalmente, compartilhar experiências, para que assim seja possível transmitir não apenas dados, mas fatos que concretizam sua ideia.



Com esses fatores ou técnicas, é possível desenvolver uma apresentação com o alto impacto que deseja, mas para melhorar ainda mais o engajamento de toda a apresentação, a plataforma PPT GO tende a ajudá-lo. Solicite o seu briefing e comece desenvolver apresentações de alto impacto que geram bom resultado. 


Precisando de ajuda?

Nos envie uma mensagem. Responderemos em até 24h.