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O papel das apresentações na construção da sua marca pessoal

A maioria de nós, independente da função que ocupa, passa ao menos 8 horas por dia trabalhando para ajudar a construir ou sustentar uma marca. Estamos sempre ligados de alguma forma à algum negócio / empresa, e direta ou indiretamente, a qualidade da nossa entrega reflete na percepção do cliente em relação à marca. Mas e quanto às nossas marcas pessoais?


Muitos profissionais se lembram do marketing pessoal apenas quando estão atrás de alguma oportunidade de contratação ou promoção. No cotidiano, absorvidos pelas demandas diárias, muitas vezes nos esquecemos que também temos uma marca, a nossa própria, e deixamos para depois a construção e manutenção, sem pensar de forma estratégica. A manutenção acaba saindo no automático, sem planejamento, e isso pode ser bastante prejudicial para a carreira.



VOCÊ TEM CUIDADO DA SUA MARCA NO DIA A DIA?


Os manuais de marketing pessoal, por aí aos montes na internet, abordam bastante a questão da aparência, vestimenta, as relações com o chefe e colegas de trabalho, comportamentos, atitudes, discursos, vocabulário, e até sobre o seu comportamento nas redes sociais. Mas a nossa avaliação profissional também passa pelas entregas do dia a dia, e muitas vezes subestimamos o impacto que essas entregas podem ter nas nossas marcas pessoais. E boa parte do sucesso de qualquer entrega está relacionado à forma como tal sucesso é apresentado.


E COMO VOCÊ TEM FEITO SUAS ENTREGAS?


Tão importante quanto fazer, é mostrar do jeito certo o que foi feito. Muitas vezes nos dedicamos absurdamente para garantir determinada entrega / resultado, e depois que atingimos, reportamos os resultados e conquistas em uma conversa informal, ou mesmo no "corpo do email", sem zelarmos pelo conteúdo ou pela forma.


Não basta apenas se fazer notar. Tão importante quanto a entrega, o conteúdo e a forma como nossos resultados são apresentados impactam diretamente na percepção geral da mensagem, influenciando o ponto de vista de que quem recebe a informação.


Como qualquer marca, é importante que estejamos em contato com nosso público, de forma positiva e de alto impacto, contribuindo assim com a construção da nossa marca pessoal, principalmente ao mostrar ou reportar as nossas entregas.


E para ajudar nessa construção positiva diária, apresentações bem construídas são uma ótima ferramenta de autopromoção.


COMO CRIAR A APRESENTAÇÃO DAS SUAS ENTREGAS


Entenda seus objetivos


Antes de tudo, definir seu objetivo é fundamental, para a correta construção do flow da sua apresentação. Existem diversas formas de se apresentar algo, e o importante é encontrar a forma mais adequada aos objetivos que se pretende alcançar. Uma aprovação, um fechamento de projeto, reportes parciais ou mesmo a justificativa de um investimento, estão entre os objetivos mais comuns das apresentações feitas no mundo corporativo.


Levante o máximo de informações


Comece coletando o máximo de informações, descrevendo:

  • O que de fato foi entregue
  • Os principais desafios durante o processo de entrega
  • Os principais desejos de quem você pretende reportar a entrega
  • Seus principais objetivos quando se propôs a fazer determinada entrega
  • As principais conquistas e esforços empregados para garantir a entrega realizada.
  • Os ganhos que a entrega trouxe para o projeto e/ou empresa.


Entenda à fundo seu público


O que muitos profissionais não levam em conta ao definir o público é a quantidade de tempo e nível de atenção que o público dispõe para leitura / apresentação e entendimento do relatório. Essa é uma questão relevante, pois dependendo do nível hierárquico para o qual será a apresentação, 5 minutos é todo o tempo disponível, para você impressionar e passar sua mensagem.


Outro ponto relevante é o entendimento do que é importante para esse público. Será que aquele Diretor, super ocupado, tem tempo disponível para introduções complexas e extensas, ou realmente precisa ser contextualizado sobre algo que já conhece e lida no dia a dia?


UM ROTEIRO BEM CONSTRUÍDO


Muita gente acha que roteiros são utilizados apenas para contar histórias de pessoas ou produtos. A estratégia de roteirização também contribui para a construção de relatórios e apresentações de projetos corporativo, e garante que todo o conteúdo da sua apresentação esteja interligado, explicativo e disposto de forma lógica, não deixando brechas para mal-entendidos. Abaixo, as etapas recomendadas para essa construção:


1. Introdução


Tudo começa com uma boa introdução, na qual você deve ressaltar o momento e o ambiente, antes do início dos trabalhos. Aqui, o objetivo deve ser gerar a conexão com o público que receberá o material que você está construindo.


2. O problema


Com o ambiente apresentado, agora é hora de inserir nele o conflito / problema para o qual se buscou dar uma solução através do projeto / entrega desenvolvido. Seja breve, e foque no que interessa. Tome cuidado para não vender dificuldade pra colher facilidades. É importante deixar o problema claro, sem causar emoções ruins no expectador, ao explorar com muita ênfase a problemática.


3. Tentativas que vieram antes


Ressalte também as tentativas de correção do problema ou tentativas de trazer soluções, que vieram antes, e não foram tão bem-sucedidas ou não trouxeram a solução definitiva ao problema.


4. O começo da solução


Se no projeto / entrega você contou com pares ou integrantes do seu time, é bom deixar claro e dar o crédito aos envolvidos, garantindo dessa forma que todos recebam seus devidos méritos, contribuindo com os outros aspectos do marketing pessoal (humildade, trabalho em equipe, reconhecimento, entre outros).


Neste bloco, introduza a equipe / colegas que inspiraram, cooperaram, desafiaram ou delegaram à você / time o desafio de buscar a solução para o problema. Aqui, é importante abordar de forma modesta, dando créditos à quem de direito, é.


5. As etapas percorridas


Elenque as etapas percorridas, e o processo de construção da solução em questão. Destaque as habilidades empregadas durante o processo, definindo e utilizando palavras ou conceitos chave que ressaltem a competência e a qualidade profissional que resultou na entrega.


Construa sua apresentação, de forma a mostrar como você aplica / aplicou suas competências e habilidades na entrega que foi feita. Deixe claro como a ideia, projeto ou entrega se desenvolveu, construindo sua reputação, tomando o cuidado de não parecer egocêntrico ao tecer elogios sobre você. Outro cuidado a se tomar é evitar a arrogância. Fuja do foco em si mesmo, e foque no processo realizado para se atingir os objetivos da entrega, destacando.


Usar “Nós” ao invés de “Eu” funciona bem, e é uma técnica de escrita conhecida como “plural majestático” ou “plural de modéstia”. Destacar criatividade e inovação na construção da sua mensagem também podem trazer ganhos para a construção da sua imagem. 


6. A solução final e seus ganhos


Aqui, por último, conclua seu relatório com um resumo da solução final, e detalhe os ganhos obtidos com a solução trazida. Independentemente do tipo de relatório, não se esqueça de quantificar, trazendo números que ratifiquem e comprovem a eficácia da solução. E não se esqueça: quanto mais preciso os números forem, mais credibilidade seu conteúdo terá.



CUIDADOS COM A MENSAGEM


Nunca distorça a verdade, e foque no que de fato foi entregue. Muitos profissionais acabam ganhando a fama de falar demais, pois acabam apresentando entregas que na verdade não aconteceram, ou não foram realizadas por eles ou pelo time. Nesses casos, o marketing pessoal ao invés de aliado, acaba se tornando motivo de chacota entre os colegas.


Tá, mas e o formato?


O ser humano é predominantemente visual. Utilize o formato que você se sentir mais confortável, porém preocupe-se com o visual. Utilize imagens bem elaboradas, dentro do contexto, com elementos que tragam organização visual para seu conteúdo.


Suavize também a apresentação de informações mais densas, transformando, por exemplo, uma série de dados em um infográfico, pois cientificamente falando, o cérebro tem maior capacidade de absorver informações quando são apresentadas através de imagens.


Capriche no visual


Um bom design, a escolha das imagens e fontes certas, bem como o uso das cores para gerar contrastes e dar destaque às informações mais importantes, é essencial, e agregam valor ao seu trabalho apresentado.

Evite condensar muita informação num único slide, distribuindo as informações em slides que entreguem uma informação de cada vez. Utilize também fotos e imagens profissionais, evitando que sua apresentação pareça amadora.



Revise, revise e revise!


Antes de tudo, garanta que seu público alvo tenha sido contextualizado, e seus objetivos definidos no início tenham sido abordados. Revise todos os pontos da sua apresentação, e garanta que ela esteja adequada ao seu público, que você tenha abordado de forma concisa todo o conteúdo, e que possua a clareza necessária para que seus objetivos sejam atingidos. Seguindo a máxima de que menos é mais, garanta que você não utilize informações que não sejam relevantes para seu expectador.


Ensaie sua apresentação


Evite enviar por e-mail seus relatórios. Você bem sabe o esforço que foi empregado para que a solução apresentada fosse concluída, portanto, é justo que você busque apresentá-la pessoalmente, evitando interpretações equivocadas ou superficiais. E para que essa apresentação seja o mais perfeita o possível, é fundamental que você ensaie incansavelmente, até que esteja seguro com o flow e com todo o conteúdo da forma como foi disposto. Considere sempre que além da forma, o tom de voz e a postura são também elementos da sua apresentação.


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