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Plano de marketing: aprenda a criar o seu!

Se você é microempreendedor ou tem uma empresa, é importante que você entenda a importância de ter um plano de marketing para fidelizar os seus clientes e até mesmo promover suas vendas.


Mas o que é um plano de marketing?


É nada mais que a estratégia de marketing da sua empresa, ou seja, o objetivo de suas ações comerciais. É importante que esse plano seja coerente com sua realidade, que suas decisões não sejam embasadas em intuição e sim desenvolvidas através de muita pesquisa de mercado, posicionamento da empresa no setor, como seu público-alvo se comporta, entre outros pontos.


Para começar, com o plano definido, eleja uma pessoa como responsável por executar e gerenciar esse plano. É importante que esse profissional tenha foco total neste trabalho, não deixando jamais que essa atividade fique em segundo plano para a empresa.

Mas, para te ajudar neste começo nós preparamos um guia básico:


1-CONHEÇA SEUS CLIENTES


O objetivo do seu negócio com certeza é resolver algum problema, por isso, faça uma pesquisa para entender quais as necessidades do seu público e principalmente qual o diferencial do seu produto para eles. Esse perfil pode ser desenvolvido de diversas formas, criando um formulário online ou entrevistando um número representativo de pessoas.


2- DEFINA SEUS OBJETIVOS


Após entender as necessidades do seu público, determine os objetivosdo seu negócio, ou seja, qual será o seu foco para que a sua estratégia possa atrair o seu o público e converter em vendas.


3-MAPEIE A CONCORRÊNCIA, SUA EMPRESA E O MERCADO

Com o público e a necessidade do cliente bem definido, é hora de mapear as características da sua concorrência. De forma geral, você precisa entender a oferta de produto, preço, qualidade o material, entre outros.


4- ESTUDE AS TÊNDÊNCIAS DO SETOR

Agora, com certeza você já terá muitas informações relevantes, mas um bom plano de marketing precisa acompanhar as tendências do setor, por isso, não parece de estudar. Uma dica interessante é sempre montar sua matriz SWOT para definir a estratégia semestral ou anual.

Essas foram só algumas dicas para você começar, mas depois de tudo isso você ainda vai precisar encontrar uma forma de estruturar essas informações e definir as técnicas de marketing que vai utilizar.


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