Aprenda a construir o roteiro perfeito para sua apresentação

Publicado: 20/09/2018

A vida é composta por inúmeros desafios e entre eles pode-se destacar a necessidade de fazer apresentações em diferentes momentos dela, como na adolescência diante da escola, faculdade e trabalho.

 

Mas infelizmente se apresentar na frente das outras pessoas é algo que poucos se simpatizam, não apenas pelo nervosismo que essa atividade costuma gerar e sim pelo processo de construir um roteiro que seja perfeito para apresentação, composto por dados eficientes que passam a engajar o público que irá assisti-la.  

Essas apresentações podem ser feitas em diferentes estilos, mas vale dizer que o uso de slides ajuda torná-las mais dinâmicas e atrativas quando desenvolvidos com um roteiro consistente.


Veja detalhes abaixo como construir um roteiro perfeito para sua apresentação.  



A melhor dica que poderíamos dar para aqueles que desejam construir roteiros perfeitos para uma apresentação é se basear na história que tem para contar.

Caso você não tenha ideia de por onde iniciar, basta pensar em algo ao qual fora marcante em sua vida e que de alguma maneira tem uma relação com os assuntos que serão abordados ao longo dos slides profissionais ou pessoais. 

 

Começar dessa forma te ajuda a encontrar um ritmo para a sua apresentação, e até mesmo definir o tom que deseja adotar a mesma, como o humor ou até a seriedade, ambos capazes de promover vários ensinamentos para a sua plateia.  

Por exemplo, um empresário de sucesso no ramo de roupas que palestrará para alunos de um curso universitário de design de moda, poderá usar a sua própria história de superação para incentivar os alunos a explorarem a sua criatividade, e com isso, desenvolver coleções que podem chamar a atenção de investidores. 

Mas para que isso dê certo, não basta ter uma história eficiente, é fundamental que use uma narrativa adequada, aumentando a chance da sua plateia (no caso os alunos de design de moda) se envolver com as suas ideias, ou apresentação.  

 

Como é o processo de construção de um roteiro perfeito

  

No processo de criação de um roteiro para apresentações em PowerPoint pode ser interessante considerar alguns pontos, como a problematização. A verdade é que não importa o seu objetivo, pois sempre que quiser compartilhar alguma história, é preciso começar com a problematização e a partir disso tende a dar o ritmo necessário para a sua apresentação, compartilhando possíveis soluções. 


Essa problematização tem como motivo fazer com que a sua plateia se veja a partir do que está compartilhando, basicamente se comovendo com a história que apresenta, pois assim a tendência da mesma se reconhecer e se identificar com as soluções é maior.

Mas de certo modo, essa solução precisa ser dita para a plateia de forma completa, para que assim tenha confiança e relacionamento.  

Depois disso, é o momento de começar a finalização, fazendo o público analisar a situação e perceber que apenas a solução ditada não basta, que há uma outra forma de conquistar o resultado desejado e que você pode ajudar. Na verdade, tudo depende do objetivo da apresentação.