Thumb

Aprenda a construir o roteiro perfeito para sua apresentação

A vida é composta por inúmeros desafios e entre eles pode-se destacar a necessidade de fazer apresentações em diferentes momentos dela, como na adolescência diante da escola, faculdade e trabalho. Mas infelizmente se apresentar na frente das outras pessoas é algo que poucos se simpatizam, não apenas pelo nervosismo que essa atividade costuma gerar e sim pelo processo de construir um roteiro que seja perfeito para apresentação, composto por dados eficientes que passam a engajar o público que irá assisti-la.  

Essas apresentações podem ser feitas em diferentes estilos, mas vale dizer que o uso de slides ajuda torná-las mais dinâmicas e atrativas quando desenvolvidos com um roteiro consistente.


COMO CONSTRUIR UM ROTEIRO PERFEITO PARA SUA APRESENTAÇÃO?


A melhor dica que poderíamos dar para aqueles que desejam construir roteiros perfeitos para uma apresentação é se basear na história que tem para contar. Caso você não tenha ideia de por onde iniciar, basta pensar em algo ao qual fora marcante em sua vida e que de alguma maneira tem uma relação com os assuntos que serão abordados ao longo dos slides profissionais ou pessoais. 


Começar dessa forma te ajuda a encontrar um ritmo para a sua apresentação, e até mesmo definir o tom que deseja adotar a mesma, como o humor ou até a seriedade, ambos capazes de promover vários ensinamentos para a sua plateia.

  

Por exemplo, um empresário de sucesso no ramo de roupas que palestrará para alunos de um curso universitário de design de moda, poderá usar a sua própria história de superação para incentivar os alunos a explorarem a sua criatividade, e com isso, desenvolver coleções que podem chamar a atenção de investidores. 


Mas para que isso dê certo, não basta ter uma história eficiente, é fundamental que use uma narrativa adequada, aumentando a chance da sua plateia (no caso os alunos de design de moda) se envolver com as suas ideias, ou apresentação.  

 

PROCESSO DE CRIAÇÃO


No processo de criação de um roteiro para apresentações em PowerPoint pode ser interessante considerar alguns pontos, como a problematização. A verdade é que não importa o seu objetivo, pois sempre que quiser compartilhar alguma história, é preciso começar com a problematização e a partir disso tende a dar o ritmo necessário para a sua apresentação, compartilhando possíveis soluções. 


Essa problematização tem como motivo fazer com que a sua plateia se veja a partir do que está compartilhando, basicamente se comovendo com a história que apresenta, pois assim a tendência da mesma se reconhecer e se identificar com as soluções é maior.

Mas de certo modo, essa solução precisa ser dita para a plateia de forma completa, para que assim tenha confiança e relacionamento.  

Depois disso, é o momento de começar a finalização, fazendo o público analisar a situação e perceber que apenas a solução ditada não basta, que há uma outra forma de conquistar o resultado desejado e que você pode ajudar. Na verdade, tudo depende do objetivo da apresentação.



Seguindo essas dicas é possível construir apresentações de alto impacto, mas se ainda assim tiver dificuldades, busque por um auxílio na PPT GO solicitando um briefing para conhecer a ferramenta e posteriormente começar a usufruir-se de todas as soluções apresentadas pela mesma, inclusive de como aumentar a audiência, ou então de impressionar, gerando o maior engajamento e credibilidade.


PRECISANDO DE AJUDA?


Mas, você sabe que não é da noite para o dia, nem de hoje para amanhã que as suas apresentações serão fantásticas. Caso você precise de urgência, te apresento a PPT GO, sua plataforma de apresentações de alto impacto!


Conte com quem tem experiência comprovada em criar apresentações de slides impactantes e que está a um clique de você, a PPT GO! Aqui, a gente possui uma série de serviços, que com certeza irão te ajudar a se apresentar melhor. Conheça um pouco mais:


GO UP: o banco de templates da PPT GO. São milhares de slides, postes e stories, pré formatados, 100% editáveis, pra você experimentar o poder do design em suas apresentações. Rápido, simples, e com a melhor relação custo benefício do mercado.


GO SUPER: o serviço de apresentações customizadas, exclusivamente online, da PPT GO. Você manda seus rascunhos e nossos designers fazem a mágica, pra você se apresentar com muito mais impacto, e impressionar sua audiência.


GO AGENCY: a sua agência de apresentações. Com serviço e atendimento customizado, vamos além do PowerPoint, pra entregar uma solução completa através da nossa metodologia 6D. Do Storytelling à preparação do apresentador, com nossos serviços, você vai dar um show.



Já conhece nosso banco de templates em PowerPoint?

São milhares de slides, posts e stories prontos para você editar e impressionar sua audiência!

Vamos conversar?

Ou se preferir, deixe sua mensagem que entramos em contato com você!