Thumb

6 passos para construir uma verdadeira Apresentação de Alto Impacto!

Muito se fala sobre apresentações de alto impacto, e o quanto elas são importantes para vender ideias, projetos, apresentar resultados, atingir um objetivo específico ou mesmo contribuir com sua carreira, mas o que de fato é uma apresentação de alto impacto, e quais as principais diferenças de apresentações tradicionais para as de alto impacto?


Alguns dizem que o segredo está no visual, mas ao longo da minha carreira corporativa, até a fundação da PPT GO, descobri que o alto impacto vai muito mais além do que slides bonitos e impactantes. Vai além de animações e transições bem construídas. Uma apresentação precisa ter vida, e de fato impactar as pessoas durante o processo de apresentação.


Separei abaixo os 6 passos, fundamentais para a construção de uma apresentação viva, e de alto impacto.


Um roteiro bem construído


Como falei no artigo anterior, uma boa apresentação começa com a definição clara dos objetivos que se quer atingir, partindo sempre do levantamento do máximo de informações sobre o conteúdo que se quer apresentar. Em seguida, faça o mapeamento do público alvo para quem se quer apresentar.


Com a lição de casa feita, é hora de partir para o roteiro, que sempre precisa começar com uma introdução do que será dito, a definição do problema e seus contornos, a narrativa da jornada / trabalho realizado, e da busca pela solução. Por último, a solução e os ganhos / resultados obtidos.


Pode parecer bobagem, mas nós seres humanos, independentemente do nível hierárquico ou fase da carreira, nascemos aprendendo a ouvir e gostar de histórias. Sem a etapa de roteiro bem construída, amarrada e finalizada, qualquer esforço que você faça nas demais etapas será em vão. Já assistiu aquele filme cuja fotografia é perfeita, os atores são competentes, mas a história, por não ter pé nem cabeça, faz com que você desista no meio, e não tenha vontade de assistir até o final? Pois é. Assim é uma apresentação sem o roteiro bem escrito: seu público vai querer que a apresentação termine antes mesmo de você atingir seus objetivos.


O conjunto que converse com seu expectador


Roteiro, conteúdo e visual precisam estar alinhados ao perfil do seu expectador. Saiba entender se o conjunto que você idealizou tenha aderência ao seu público. Já vi apresentações incríveis, com roteiros bem escritos, falharem miseravelmente por usarem analogias e imagens fora do contexto do público. Simples ou rebuscadas, certifique-se de estar utilizando a linguagem do seu público.


Já vi apresentadores errarem na escolha de imagens, que não eram aderentes ao público da apresentação. Presenciei inclusive expectadores que se sentiram humilhados em razão de certas analogias feitas ao longo do discurso. Muito cuidado para não ofender ou mesmo não gerar empatia do público. Aqui, vale a máxima da teoria da comunicação: quando uma mensagem não é entendida, a culpa é do transmissor, e não do receptor. A mensagem precisa ser clara para quem recebe. Garanta não haver ruídos.


Uma apresentação que fuja do esperado


Garantindo os cuidados do tópico anterior, agora é hora de buscar elementos surpresas na sua apresentação. Eles podem estar contidos no roteiro, no visual, ou mesmo na sua fala. Surpreender o expectador é um dos principais elementos de uma apresentação de alto impacto. Busque se diferenciar dos demais, e de tudo que vem sendo apresentado até aqui. Se a apresentação é na sua empresa, você já conhece o padrão. Então, fuja dele. Já, se a apresentação é para um público que você não possui tanta familiaridade ou referência, tente com o máximo de empatia entender o que poderia surpreender seu público, e abuse!


Na construção do seu roteiro, busque trazer dados de mercado ou referenciais que agreguem conhecimento ao seu público. Cases, números, pesquisas, são uma boa pedida para ajudar a prender a atenção do seu público e surpreender positivamente.


Já no visual, garanta usar imagens menos comuns o possível. E se possível, busque por elementos que tenham aderência ao público expectador.


Alto impacto visual


Escolha com cuidado as imagens que irá utilizar. Arrisco dizer que depois do roteiro, essa é a etapa que exige mais atenção e tempo. A escolha das imagens contribui diretamente para o sucesso da sua apresentação.


Para que sua apresentação realmente tenha alto impacto, você deve evitar imagens com baixa resolução ou desfocadas.

Utilize bancos de imagens pagos ou gratuitos, e busque por elementos visuais que te ajudem a contar sua história. Afinal, não basta apenas que as imagens sejam bonitas e impactantes, elas precisam contribuir para a construção da sua história. Ao sobrepor imagens, cuidado com os recortes, e certifique-se que as imagens conversem entre si.


Escolha também elementos visuais que representem a sua fala. Diagramas, formas, gráficos, precisam transmitir visualmente a sua mensagem, e contribuir com o seu discurso.


Por último, mas não menos importante, garanta coerência cromática ao longo da sua construção. Escolha as cores mestras, e garanta que essas sejam as principais cores utilizadas ao longo de toda a apresentação. Fuja de imagens e elementos que tenham cores que destoem do conjunto.


Animações que façam sentido


Animações são a verdadeira polêmica do universo das apresentações. Há quem diga que não devem ser usadas, já outros dizem que você deve abusar delas. Para nós, aqui na PPT GO, não existe uma regra engessada. Existem apresentações que exigem animações complexas, e para esses casos, as usamos. Já em outras apresentações quase não utilizamos animações, ou porque o contexto não demanda, ou porque o apresentador não se sente confortável com elas. Tudo depende do projeto e do cliente. Mas o mais importante de tudo, independente do grau de complexidade / movimento, certifique-se que as animações contribuam com o apresentador ao longo da construção da mensagem, e que estejam alinhadas com o público, objetivos, roteiro e visual. Utilizar animações só porque chamam a atenção é o grande erro de muitas apresentações.


Uma apresentação que gere resultados


Acima de tudo, aqui na PPT GO consideramos que uma apresentação é de alto impacto quando de fato ela gera os resultados esperados para o apresentador. Não adianta ser linda, utilizar as melhores imagens, ser surpreendente no visual, contar uma história impactante ou mesmo fazer chorar, se o objetivo proposto não foi atingido. Garanta que os objetivos da sua apresentação sejam bem definidos, pois eles vão nortear todas as etapas, do planejamento à criação.


Em resumo, definindo bem seus objetivos, construindo de forma sólida o seu roteiro, harmonizando o seu conjunto (roteiro, conteúdo e visual), agregando elementos que surpreendam seu espectador, imagens bem escolhidas e animações sob medida, você vai arrebentar na sua próxima apresentação, causando de fato o impacto desejado. Comece já, e experimente impressionar!



Já conhece nosso banco de templates em PowerPoint?

São milhares de slides, posts e stories prontos para você editar e impressionar sua audiência!

Vamos conversar?

Ou se preferir, deixe sua mensagem que entramos em contato com você!