Thumb

10 motivos para investir no Storytelling

O Storytelling é a arte de contar histórias, e possui técnicas muito usadas nos últimos tempos, mas não é algo novo. Desde sempre, o homem usa histórias para se expressar de forma mais envolvente: seja durante um café, numa conversa ou até mesmo em uma videoconferência.

Mas as técnicas do storytelling ajudam a conectar, gerar interesse e entreter as pessoas. Por isso, separamos 10 dicas para você começar a construir sua história de uma forma mais organizada e envolvente:


1-Reúna as informações

O primeiro passo é começar a organizar todas as informações que você precisa para desenvolver sua história. Quanto mais materiais e mais consistentes forem elas, melhor será o seu storytelling.


2- Escolha uma história que goste

Para que sua história que seja contada de forma impactante é essencial que o tema tenha conexão com você, dessa forma você pode envolver muito mais as pessoas, gerando curiosidade e engajamento.


3-Análise os 5 componentes

Faça uma boa análise do ambiente no qual história é contada, os personagens que fazem parte, o clímax, quais serão as ações frente a esse problema e por fim uma “solução” para os mesmos.


4. Reserve um tempo para se preparar.

Estude diversas formas de contar uma mesma história, tente dividir ela em partes e pratique com um dispositivo de gravação ou até apresente a um amigo antes de finalizar.

5. Dê ritmo a sua história

Uma boa narrativa tem ritmo por isso pergunte-se sempre: “preciso contar esta parte da história desta vez? Ela é relevante? Quando falamos de ritmo, estamos nos referindo a prender a curiosidade do público a todo momento, instigando e gerando cada vez mais interesse.


6- Aposte em histórias verdadeiras

Todos adoramos histórias de ficção, mas uma história de verdade gera um impacto muito maior, trazendo autenticidade e representatividade.


7- Foque nas partes mais relevantes

Uma boa história precisa além de ser bem contada ser atraente, por isso, independente do meio escolhido dê muita atenção para a mensagem a qual você quer transmitir, focando bastante nas partes relevantes da narrativa.


8- Escreva, reescreva e escreva de novo!

Saber escrever bem e mesclar todos os 5 componentes que citamos acima é o que fará sua história ter relevância, afinal, boas histórias partem de boas estruturas textuais.


9. Inspire-se nas jornadas clássicas

Uma dica para não errar é apostar nas jornadas clássicas para criação de histórias como por exemplo a jornada do herói, a viagem ou a missão do tipo aventura entre outras.


10- Evite finalizar com a “moral da história”.

As histórias ensinam. Deixe a história falar ao público à sua própria maneira e pule a necessidade de dizer a eles o que pensar. 


Se você precisa seguir a “moral” de uma história, peça ao seu público primeiro para lhe dizer o que pensa, as respostas podem te ensinar.


Dicas são sempre boas, mas o que realmente te fará contar boas histórias é praticar. Então comece com a sua história, defina os 5 componentes e escreva.


Gostou do conteúdo mais ainda tem dúvida? Continue acompanhando a gente que em breve vamos postar mais conteúdos aqui no blog. 

Já conhece nosso banco de templates em PowerPoint?

São milhares de slides, posts e stories prontos para você editar e impressionar sua audiência!

Vamos conversar?

Ou se preferir, deixe sua mensagem que entramos em contato com você!