Liderença e motivação de equipe

Publicado: 16/05/2017

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES



Uma equipe motivada é capaz de levar seu gestor ao topo do sucesso. E nem sempre isso é uma tarefa fácil, já que cada funcionário ou colaborador pode ter um objetivo e pensamento sobre o ambiente profissional, que não estejam alinhados a um objetivo comum.



Cabe ao líder a tarefa de motivar sua equipe, para que todos juntos possam superar as metas estabelecidas. E não basta apenas um setor motivado e os outros sem uma conexão, o que acaba atrapalhando o franco desenvolvimento das atuações. É fundamental que toda a empresa esteja envolvida num objetivo final em comum e, dentro de suas funções, cada um possa desejar fazer o seu melhor.




Os caminhos equivocados de motivação de equipes



De nada adianta traçar estratégias, definir missões e se atualizar com o que há de mais moderno no mercado. Se os membros da equipe não estiverem motivados o suficiente, tudo pode ir por água abaixo.



É o comprometimento individual a favor de um grupo que move o mundo desde o início das civilizações. Mas conquistar esse envolvimento depende muito do comportamento do gestor. E nesse caso, ainda há muitas ações equivocadas que acabam gerando ações contrárias as desejadas.



Como o caso do chefe obsoleto, aquele que acredita que usando o autoritarismo pode fazer com que todos realizem suas funções adequadamente. E acredita que não há outra pessoa capaz de fazer suas funções, porque são incapazes de aprender.



O resultado desse comportamento na prática é uma equipe acuada, sem iniciativa e sem interesse em se envolver nas metas e objetivos da empresa, fazendo apenas o que lhe cabe dentro da função.




Como apresentar e conduzir mudanças para a equipe



O comportamento do líder é fundamental para extrair o melhor de sua equipe e, consequentemente, o sucesso da empresa. E não é apenas na área de venda que um comportamento diferenciado pode trazer grandes efeitos, mas em todos os outros setores, inclusive administrativos e financeiros.



O líder precisa inspirar sua equipe, primeiramente mostrando que acredita em cada um individualmente e no conjunto. A partir dessa demonstração real, eles demonstraram confiança e um padrão mais elevado de comportamento.



Quando o funcionário tem espaço para apresentar suas dúvidas e sugestões, quando pode aprender novas funções que vão agregar valor ao que já faz, ou mesmo ascender profissionalmente, ele tem uma postura completamente diferente diante da empresa. A motivação parte da ideia de que ele é uma peça fundamental para que as coisas aconteçam.



É importante mostrar a eles quais suas funções dentro do organismo da empresa e o quanto são importantes para que tudo funcione perfeitamente e porque seu trabalho e tão importante. Assim se sentirão valorizados e envolvidos.



O líder precisa se colocar a disposição para oferecer informações, conhecimentos e ferramentas que alimentem sua equipe. Se é preciso material, treinamento, estrutura, faça acontecer!



E sempre estabeleça metas razoáveis para que possam ser atingidas. E em cada conquista, ofereça recompensas individuais ou para todos, para que entendam que cada vitória e cada esforço são importantes.



Para manter seu time informado, e em constante aprendizado, estabeleça a rotina de reuniões e treinamentos periódicos, com abordagem de conteúdos sobre o dia a dia, sobre os rumos da empresa, e também sobre cases de mercado, técnicas, ou qualquer novo conteúdo interessante que possa desenvolver o time. E para aprimorar suas ferramentas de liderança e mudar os rumos de sua equipe, conheça o

PPT GO

. Uma plataforma eficiente no design e redação de apresentações de alto impacto. Com elas, sua mensagem será melhor compreendida pela sua equipe, e suas reuniões e treinamentos ficarão muito mais interessantes. Acesse agora mesmo o

PPT GO

, e experimente impressionar.

Precisando de ajuda?

Nos envie uma mensagem. Responderemos em até 24h.