Inovar é preciso: conteúdo disruptivo é o principal aliado do RH

Publicado: 28/06/2021

Todos os dias programadores trabalham desenvolvendo novas tecnologias, e o objetivo é facilitar as vidas, tanto das pessoas quanto das empresas, entregando ideias e inovações para o dia a dia. E é exatamente assim que funciona a inovação disruptiva: novos pontos de vista, fugindo ao tradicional, conseguindo de fato conquistar a atenção do expectador.


Mas o que seria então inovação disruptiva para o RH?


Nas áreas de recursos humanos a inovação também passa pelo desenvolvimento de sistemas, para facilitar e tornar a rotina mais eficiente, e vai além.


O termo foi criado durante a década de 1990, no livro “O dilema da inovação”, escrito por Clayton M. Christensen. De forma simples, a inovação disruptiva diz respeito à novas tecnologias, que podem transformar de formas inimagináveis um mercado ou setor existentes. Muito útil nas áreas que já estão defasadas e utilizam métodos antigos. De forma simplificada, o autor define inovação em três tipos: Inovação que cria um mercado, Inovação de sustentação e Inovação de eficiência.


Para isso, muitas empresas têm contado com os vídeos interativos na automação dos processos da área de Recursos Humanos. Quando utilizado da forma correta, essa interatividade traz humanização, fazendo com que o colaborador deixe de ser passivo e se torne um agente ativo no processo de comunicação, integração e aprendizado.


Mas, por que vídeos interativos?


Uma pesquisa do MobileMarketer mostra que 47% das pessoas assistem mais tempo a um vídeo interativo do que um tradicional, além da taxa de conclusão de um vídeo interativo que aumenta em 36% na comparação.


Segundo Rodolfo Gomes, sócio da PPT GO, uma startup que possui uma plataforma exclusiva de vídeos interativos, a interatividade, além de trazer uma nova experiência, traz para as áreas de Recursos Humanos a possibilidade de humanizar seus conteúdos, e entregar uma experiência diferente para cada espectador. Através da navegação no vídeo, o colaborador deixa de ser passivo e se torne um agente ativo no processo de comunicação.


Com essa tecnologia, ganha a área de RH, que consegue inovar, entregando uma experiência realmente imersiva para seus colaboradores, e ganham também os colaboradores, que absorvem melhor as informações e conteúdo, acelerando a curva de aprendizado, integração e desenvolvimento.


Já utilizado por diversas empresas, para o processo de onboarding, treinamentos e comunicação, os vídeos interativos chegaram para ficar, e já são um grande aliado das áreas de RH e Treinamento.


Seja para criar eficiência ou sustentar o crescimento e processos internos, os vídeos interativos agregam valor às áreas que já utilizam essa ferramenta, permitindo que façam mais, com menos recursos. 

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